Eis o começo da minha transição de carreira

Giovana Pereira
2 min readMar 2, 2021

--

Já tinha alguns meses que sentia uma coceira interna que me levou a certa infelicidade no meu dia a dia.

Em conversa com minha psicóloga, notei como é normal sobrepujar os desejos reais com a vontade de ser incluída em um grupo, infelizmente. E isso inclui muito o âmbito profissional.

Atualmente sou desenvolvedora front-end, o que me levou a essa carreira não sei bem, mas como cresci bem rápido, não parei para pensar se eu amava aquilo mesmo.

Não foram dias ruins, não estão sendo, na verdade, pois eu ainda sou. Só percebi que não me faz feliz, não me impulsiona a crescer, que não sinto tesão por desenvolvimento e nem um pouco de curiosidade.

Faz muito tempo que penso e falo para mim mesma: “Preciso migrar de carreira. Quero escrever e viver disso.”

Só que para alguém que ama escrever, as perspectivas não são tão boas. Imediatamente você associa com um meio pouco remunerado e requisitado, pelo menos foi o que eu pensei. E uma das minhas maiores preocupações é se essa transição seria capaz de suprir minha sobrevivência, pois moro sozinha.

Preocupações eram muitas, receios eram gigantes e tentativas não eram nem cogitadas.

Eu não via caminhos que me satisfizessem, porém não procurava alternativas, só imaginava.

Foi então que resolvi conversar com uma amiga que produz conteúdo. Perguntei o que ela fazia, o que ela pretende, como era o salário e a formação que ela teve para chegar ali.

Suas respostas me animaram muito, principalmente quando ela mencionou o UX Writing.

UX writing é a escrita voltada para o usuário. O que une escrever, que é o que eu amo, e tecnologia, meio onde eu já trabalho.

Corri atrás, quase que imediatamente, de mais informações sobre. Perguntei ao meu colega designer de trabalho e logo me indicou o UX writer da empresa na qual trabalho.

Essa pessoa maravilhosa foi o Aguino Silva, um dos fundadores do UX Writing BR.

Me explicou tudinho sobre o que era, o que envolvia, as possibilidades e skills necessárias. Além de me indicar a comunidade e met-ups sobre. Foi uma conversa enriquecedora para mim e a certeza da qual eu precisava.

Eu precisava marcar em algum lugar esse começo, essa certeza, para que eu seja capaz de relembrar e saber que estou no caminho certo!

Uma transição de carreira não é fácil. É preciso pesar muitas coisas, principalmente se você é sua própria fonte de renda e alimenta 6 gatos.

Agora é o meu momento de ser feliz novamente.

--

--

Giovana Pereira

“Ela se sentia muito jovem; ao mesmo tempo, inconcebivelmente velha. Passava por tudo como uma faca afiada; ao mesmo tempo, ficava de fora, contemplando. “